Ataque ao Pico da Bandeira, Cristal e algumas cachoeiras

No dia 26 de maio de 2016, partimos de São Paulo em direção ao Parque Nacional do Caparaó para subirmos o Pico da Bandeira, Pico do Calçado e Cristal, bem como visitar algumas cachoeiras da parte baixa no lado Capixaba.
São cerca de 754 km de distância desde São Paulo até a portaria de Pedra Menina (lado capixaba).

Algumas informações sobre altitudes:

– Pico da Bandeira: 2.892 m
– Pico 2 ou Pico do Cruzeiro: 2.852 m
– Pico do Calçado: 2.849 m
– Pico do Cristal: 2.770 m

O Pico da Bandeira, além de ser o 3º maior Pico do país, é também o maior pico da região sudeste, sendo localizado na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Clique para ler mais sobre o -> Parque Nacional do Caparaó:

Importante: Para acampar em uma das unidades do Parque Nacional do Caparaó, é necessário a realização de reserva prévia, com no mínimo duas semanas de antecedência, mas recomendo fazer com pelo menos um mês, se sua intenção for em algum feriado prolongado.
Atente-se também para o horário de funcionamento do parque, pois o mesmo abre às 7h e fecha às 18h.
Então se planeja acampar em uma das unidades, planeje-se para chegar no horário.

Tanto do lado mineiro ou capixaba, o parque possui duas áreas de acampamento, sendo estas:
Lado Mineiro – Tronqueira (5,5km desde a portaria) e Terreirão (9km desde a portaria)
Lado Capixaba – Macieira (3,5km desde a portaria) e Casa Queimada (8km desde a portaria)

Em todos você conta com banheiros coletivos e pias para lavar louças.
Alguns deles contam com abrigos, que podem ser usados se houver disponibilidade, porém não é possível a realização de reservas para esses. Se sua intenção é visitar durante um dia de semana, possivelmente consiga ficar em um destes abrigos ao invés de acampar. (Recomendo ligar antes para saber qual base de acampamento dispõe de tais abrigos, a “Casa Queimada” é um exemplo).
Não espere por um camping com luz elétrica ou banho quente 😉 Apesar de existir a estrutura para banheiros e pias, não há eletricidade para uso dos visitantes.
Todo lixo produzido, deverá ser levado de volta com você e poderá ser deixado em um latão na portaria das unidades.

Se sua intenção é realizar a travessia da Serra do Caparaó, analise qual será a melhor logística para seu caso. Prefira épocas de outono e inverno, pois são períodos de clima mais seco.
Muitos preferem fazer a travessia iniciando pelo lado Capixaba, por considerarem o visual mais bonito.
Preferindo iniciar pelo lado Mineiro, se for de ônibus para a região, deve ir para Manhumirim-MG de lá pega-se um táxi para para a portaria “Alto do Caparaó“.
Se for pelo lado Capixaba, deverá seguir para a cidade de Espera Feliz-MG e de lá seguir de táxi para a portaria “Pedra Menina
O preço do táxi varia de taxista para taxista, mas a média será entre R$ 40 ou R$ 50.

Custos do Parque – Taxa de visitação

• Ingresso Público em Geral: R$ 30,00
  • Desconto Brasileiros (50%): R$ 15,00
  • Ingresso Comunidade (90% desconto): R$ 3,00
  • Acampamento/pernoite: R$ 6,00

Informações sobre o Percurso que fizemos: (Casa Queimada x Pico da Bandeira + Pico do Cristal)

• O trajeto é todo demarcado com estacas de madeira, pintadas com tinta reflexiva, o que ajuda muito durante o trajeto pela madrugada e com nevoeiro;
  • Existe apenas um ponto de água no caminho, desde o acampamento Casa Queimada até o Pico da Bandeira (vide tracklog mais abaixo);
  • São cerca de 4,5 km de caminhada desde o acampamento;
  • A média de tempo do percurso, varia conforme o preparo de cada um. Sendo os mais bem preparados, fazendo em 1h30. A média do público em geral varia de  2h30 a 5h de caminhada;
  • O Pico do Calçado fica no caminho para o Pico da Bandeira e guarda a marca dos 3,5km de percurso;
  • Se pretende ir ao Pico do Cristal, é recomendado na volta após presenciar o nascer do sol, pois atualmente não há sinalização para lá. Nesse caso, se achar necessário, recorra a algum guia, porém é comum outras pessoas irem para lá. Se possuir GPS, poderá ir sem problemas seguindo o tracklog.
  • Do Pico da Bandeira ao Pico do Cristal, são cerca de 2h50 de caminhada, isso fazendo várias paradas, indo sem pressa, que foi o nosso caso.

Vídeo resumo

Para ver nosso álbum de fotos completo, acesse nosso flickr

Vamos ao Relato 🙂

Partimos de São Paulo por volta das 3h40 do dia 26 de maio de 2016 e chegamos na portaria Pedra Menina – Parque do Caparaó por volta das 17h40 ou seja, pouco antes do fechamento.

Chegada ao Parque Nacional do Caparaó

Após acertada nossa entrada e receber as informações sobre o funcionamento do parque, sobre o lixo etc, partimos estrada acima por 8k até chegarmos no acampamento Casa Queimada.

Estava bem lotado, mas havia muito espaço para montar nossas barracas.
Nesta hora a temperatura já havia caído bastante e estava em torno dos 8ºC, as meninas foram corajosas em ir tomar banho, pois a água é super gelada.
Após jantarmos, tirei algumas fotos do céu e também me deparei com uma Raposa Cinzenta escondida na mata, apenas aguardando o silêncio e ausência das pessoas para que pudesse procurar por restos de comida.
Então atente-se para evitar lixos no local, ou deixar comida à vista.
Como fomos de carro, guardamos o lixo e comida que não usamos dentro do carro, bem como as mochilas, para que as barracas ficassem com mais espaço e fomos dormir bem cedo.

Céu no acampamento à noite

Levantamos por volta das 2h da madrugada do dia 27 de maio, após todos prontos (+/- 20 minutos), iniciamos nossa caminhada.
Fazia muito frio, talvez cerca de 6ºC a 8ºC no momento em que iniciamos a caminhada e conforme ganhávamos altitude, a temperatura caia mais.
Mesmo o trajeto sendo demarcado, e sendo que faríamos apenas ataques aos Cumes da Bandeira e Cristal, por segurança, levamos um GPS com um percurso da travessia completa.

Segue abaixo tracklog do amigo Chico:

Por volta das 4h30, chegamos no Pico do Calçado, que como citei mais acima, faz parte do percurso até o Pico da Bandeira e possui uma demarcação com pedras com uma estaca de madeira marcando a informação dos 3,5km.
Por volta das 5h10 chegamos no Pico da Bandeira. O mesmo é formado por dois cumes, sendo um com a estrutura metálica para o mastro, que infelizmente hoje não leva mais nossa bandeira, nele também encontra-se uma estátua do Cristo Redentor O outro cume e mais frequentado é onde encontra-se a Cruz. Esse é o local onde todo mundo aguarda para assistir ao nascer do sol.
Enquanto o sol não nascia, Rosana e Bruna foram preparar algo quente para tomarmos, pois a temperatura estava entre 4ºC ou 5ºC.
Era até difícil ficar segurando a câmera para tirar fotos, pois as pontas dos dedos começavam arder por causa do frio.
Por volta das 6h10 o sol começou aparecer por cima das nuvens no horizonte, ficamos lá admirando e tirando fotos por uma hora e partimos de volta na trilha e pegamos a bifurcação para o Pico do Cristal.

[envira-gallery id=”2730″]
Como mencionei mais acima, não há sinalização para lá atualmente, então nessa hora tivemos a ajuda do GPS para pegar a bifurcação.
O caminho possui demarcações com pedras, o que costumamos chamar de “Totens”,  e é possível chegar apenas no visual também, não é um terreno ruim de se caminhar.
Chegamos no topo por volta das 10h, tiramos fotos, ficamos tomando sol e ainda cochilamos um pouco.

[envira-gallery id=”2739″]
Não me recordo exatamente o horário que partimos do cume do Pico do Cristal em direção ao acampamento da Casa Queimada, mas na descida fomos seguindo os totens de pedra, e acabamos pegando uma rota antiga que não era mais usada. Foi uma falha minha em não ter seguido o GPS nessa hora, mas tudo bem, tem que ter alguma coisa diferente para tornar o passeio mais divertido e ter história para contar haha.

Depois que chegamos num trecho onde foi preciso “varar o mato”, atravessando um pequeno vale, já estávamos próximo de reencontrar com a trilha, paramos para descansar, dar umas risadas e depois seguimos para o acampamento, chegando lá por volta das 14h30.

Fotos de Bruna Castro
[envira-gallery id=”2749″]

Depois de tomar um banho bem gelado e comer alguma coisa, por volta das 16h partimos de carro para conhecermos algumas cachoeiras.

[envira-gallery id=”2757″]

A 1ª que visitamos foi a Cachoeira da Farofa, ela fica no caminho entre o Acampamento Macieira e Casa Queimada.
Seu acesso é por uma pequena trilha de uns 100m ou 150m.

[envira-gallery id=”2761″]

Após algumas fotos, partimos em direção ao acampamento Macieira e visitamos a Cachoeira 7 Pilões

[envira-gallery id=”2769″]

E esse foi o nosso passeio do feriado de Corpus Christ.
Espero que tenham curtido o post e esclarecido dúvidas 🙂