Trilha da Cachoeira do Elefante

Nessa trilha fomos convidados pelo Ricardo Soares, que estava organizando um grupo.

Fomos em 11 pessoas:
Ricardo, “Primo”, Rosana, eu, Camila, Rodrigo (Pikachu), Julia (filha de 5 anos do Pikachu), Esposa do Pikachu, Talita, Omar e Carlos Silva (Miojo)

Nos encontramos todos às 7h na estação de Corinthians Itaquera e seguimos para Mogi das Cruzes. Lá esperamos pelo “Miojo” , que estava atrasado cerca de 20min.

Embarcamos de Mogi no ônibus sentido Manoel Ferreira, descemos em um trecho da Rodovia Mogi-Bertioga próximo ao km 77 (posto de parada de caminhões).

Desse trecho em diante, seguimos a pé pela estrada até o km 81. O ponto de referência próximo a esse local, é um lago localizado à margem esquerda da pista sentido litoral, após passar esse lago, avistará a entrada à direita para a trilha da Cachoeira do Elefante.

A trilha é bem demarcada, basta seguir por ela, logo chegará em um ponto que precisará atravessar pela água. É o único ponto que precisará pisar na água, sendo assim, recomenda-se tirar os calçados e recolocá-los no outro lado do rio.

[envira-gallery id="2077"]

Siga a trilha sempre pelo caminho mais aberto, não tem erro. Terá um ponto da decida que avistará umas árvores caídas em cima da trilha, nessa parte você pode se confundir e achar que deve descer à esquerda, porém deverá passar por baixo desses troncos caídos.

Próximo ao final da descida, haverá uma bifurcação, se descer reto irá sair no rio com as pedras, ou seja, pegue a trilha da esquerda para chegar até a queda.

Nesse ponto você passará por algumas áreas usadas para acampamentos, porém a galera que frequenta não tem educação, largando muito lixo no local, mas a paisagem da Cachoeira do Elefante é de tirar o fôlego e vale muito a pena.

[envira-gallery id="2085"]

Começamos a subida por volta das 16h.

Como Rosana e eu, estávamos sem lanternas, subimos mais rápido deixando o restante das pessoas que possuíam lanterna para trás, assim evitamos atravessar a mata no escuro com os outros.

Chegamos na saída da trilha às 18h com os últimos pontos de claridade. O restante do pessoal chegou 40min mais tarde.

Seguimos pela pista no sentido de subida dos carros, pois havia grande lentidão e o risco de algum acidente era quase zero.

Após pouco mais de 1h de caminhada, chegamos no km 77, onde existe uma lanchonete e também é o ponto onde o ônibus que levará até a estação Estudantes.

Comi uma imensa, recheada e saborosa coxinha. Os outros comeram risoles e bolinho de carne.

[envira-gallery id="2092"]

Embarcamos no ônibus sentido a estação Estudantes por volta das 20h20 (trajeto de aproximadamente 40 minutos).

Importante: A trilha leva cerca de 1h30 de descida, logo, para subir você levará um pouco mais. Chegue cedo para aproveitar o local e não sair de lá no escuro. Leve lanterna, pode ser necessário.